Ontem (domingo, dia 10 de abril de 2016) faleceu Mobarak Motaz, 11 anos, após travar uma grande luta contra um câncer. Eu tive a honra de conhece-lo através do trabalho maravilhoso realizado por voluntários no ITACI, Instituto de tratamento do câncer infantil de São Paulo (http://www.itaci.org.br).

Entre tantos sonhos de Mobarak, um deles era se tornar escritor. O pessoal do ITACI não mediu esforços, e após encontrar um desenho em meu site, me pediram permissão para usar no livro que ele já havia escrito. Com o título “Um Menino Especial”, tema doação de medula para o combate ao câncer.

Ao ouvir a historia pelo telefone, me emocionei, e decidi montar e ilustrar o livro todo. Fizemos isso em cinco dias devido ao estado de saúde de nosso jovem autor. E após muitas intervenções médicas, graças a Deus, Mobarak sobreviveu para o lançamento de seu livro. Com noite de autógrafos, cobertura de imprensa, e a presença de sua família e de seu ilustrador, eu.

O ITACI me convidou para participar do lançamento do livro, fiquei em São Paulo por quatro dias. Visitei pacientes, fizemos oficinas de desenho juntos, conheci Mobarak e sua família, e fiz grandes amigos no grupo de voluntários, pessoas fantásticas que me ensinaram o verdadeiro valor das pequenas ações.

Após o evento, soube que Mobarak, que usava três aparelhos para respirar… Agora estava em pé, visitando outros pacientes, mostrando seu sonho realizado em formato de livro. Vivendo bem seus últimos dias como um escritor de verdade, realizado e motivando outros pacientes próximos.

Mobarak se foi, mas jamais será esquecido. Imortalizado pelos poderes do desenho. E eu, transformado por dentro, por esse menino que conheci pelos poderes do desenho. E a todos os voluntários que me acolheram e me mostraram que o verdadeiro poder não esta em traços… Mas sim em gestos feitos com amor.

Márcio J. Lima • ilustrador – jlima@afabricadedesenhos.com.br


Agradecimentos especiais a Rosangela Mateigas (que me fez chorar ao telefone), Tia Darcy Carvalho (diretora do ITACI, e mulher de muita garra), Cynthia Tamburini (ligada em 220v e muito amorosa), Nádia Schunk (pessoa de fé, oração e obras) e Marco Alexandrino (se desdobrando pelas crianças sem parar de sorrir). Parabéns pelo belo trabalho!

Galeria de Ilustrações do livro “Um Menino Especial” de Mobarak Motaz:

Ajude o ITACI, veja como: http://www.itaci.org.br

Captura de Tela 2016-04-11 às 14.29.13